segunda-feira, 25 de junho de 2007

LTIA na Imagine Cup 2007

Pessoal, hoje vou postar sobre o trabalho de 3 equipes do Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada (LTIA), o qual eu faço parte :)

Antes de tudo, é bom falar do Laboratório né? O LTIA é um centro de pesquisas, foi implantado em 1995 para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e aplicação de novas tecnologias de convergência digital, especialmente na área de educação e saúde. Estamos localizados na cidade Bauru, estado de São Paulo e fazemos parte do Departamento de Computação da UNESP (Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”). Cliquem aqui para conhecer nosso laboratório e nossos projetos, áreas de pesquisa e etc. :)

Bom, hora de voltar ao assunto do post! Mas antes tenho que falar da ImagineCup!

A Imagine Cup está entre as maiores e mais importantes competições do mundo para estudantes de tecnologia. Ela reúne estudantes de ensino médio, superior e de pós-graduação de mais de 90 países, e oferece através da pesquisa tecnológica, uma oportunidade para a exposição de novas idéias. A competição possui 9 categorias e premia dentro de cada uma delas os estudantes com excelência técnica e artística na expressão dos temas propostos. O tema da competição deste ano é “Imagine um mundo onde a tecnologia permite uma melhor educação para todos”.

Agora que sabemos o que é a UNESP, o LTIA e a Imagine Cup, podemos finalmente chegar ao assunto principal do post! : 3 equipes do LTIA estão na final da Imagine Cup!!!

Esse pessoal manda muito bem, logo logo falo um pouquinho do trabalho deles! Mas antes, quero falar como é difícil chegar nas finais da Imagine Cup. Eu participei da competição, minha equipe (LTIA Know-How) chegou na segunda fase! Nossa equipe tem (tinha?) quatro participantes: Eu, o Danilo Balzaque, o Guilherme Moro e o Jorge Assumpção.

Nossa idéia era bolar um dispositivo móvel (participamos da categoria “Embedded Development”) que fosse capaz de integrar pessoas com problemas auditivos, de visão e motores em aulas comuns, sem a necessidade de aulas especiais e/ou escolas especiais.

Não vou entrar em muitos detalhes por hora, mas nossa idéia era basicamente capturar a fala do professor, transformar a mesma em texto, e, através de interfaces específicas para cada uma das deficiências que citei acima, disponibilizar o conteúdo da aula ao aluno.


Não fomos para a final, mas por termos chegado até a segunda fase (pode-se dizer semifinal? :)) ganhamos uma E-box 2300! Igual a da foto abaixo:


Este dispositivo é bem legal! Tem um processador de 200Mhz, 128MB de RAM, USB, Rede, Som, tem um slot Compact Flash também, tem de tudo haha!

Mais informações sobre a E-box podem ser encontradas aqui.

O legal também, foi que cada membro da equipe ganhou um Office 2007 como prêmio de consolação :)
Abaixo, seguem os logos do nosso projeto (Echo) e da nossa equipe (LTIA Know-How):

Bom, não preciso nem falar do tanto de coisa que aprendemos, as experiências e etc né!? No ano que vem, a Imagine Cup será na França e vamos participar novamente!

Falando sobre o grande feito dos meus companheiros de laboratório, 3 equipes na final: As Equipes Learn Smart e Unesp (Embedded Development) e a Papapaçoca (Short Filme), vou citar uma por uma!
Primeiro a Learn Smart, formada pelo Leandro Pilan, Tiago Porangaba, Tiago Luiz e Alex Assis :)

O projeto Pangea trata-se de uma solução tecnológica que tem como objetivo propiciar um ambiente de estudo de línguas baseado na metodologia Tandem, no qual duas pessoas que se conectam através de duas estações móveis de acesso possam ensinar o seu idioma para o parceiro e/ou aprender o idioma do parceiro, criando assim um ambiente colaborativo de ensino e prática de línguas.


As estações Pangea são compostas por um hardware embarcado (semelhante a um PC) e estarão idealmente localizadas em locais públicos como universidades, bibliotecas, hipermercados, centros culturais, estações de trem e metrô, fazendo com que o acesso ao aprendizado de línguas seja mais democrático. Desta forma, possibilita que um amplo público tenha a oportunidade de aprender ou praticar línguas com parceiros que falam o idioma de forma nativa.

Além disso, as sessões de estudo realizadas no ambiente são armazenadas como arquivos de áudio e texto em um Portal Web, para que os tutores/professores possam auxiliar os usuários em suas sessões de estudo. Essas informações também poderão ser utilizadas para pesquisas acadêmicas relacionadas a áreas como Lingüística, Semiótica e Pedagogia.

Agora, sobre a equipe Unesp, formado pelo Evandro Rezende, Lucas Bertinotti, Marcelo van Kampen e Rafael Teixeira :)

O projeto SmartBox é uma solução de baixo custo que facilita o ensino e a interação entre professores e alunos utilizando objetos educacionais, tais como slides, documentos Office, arquivos PDF, fotos, figuras, e ainda, pequenos áudios e vídeos, que podem ser levados para a sala de aula através de uma interface web acessível de qualquer lugar via internet e um hardware embarcado (semelhante a um PC) conectado a uma TV ou projetor dentro da sala de aula. Com essa solução as escolas podem criar uma rede de colaboração entre professores e alunos, e dar a eles a possibilidade de se tornarem produtores de conteúdos úteis no processo de aprendizagem.

A solução dá liberdade ao professor ou aluno para: Publicar e fazer pesquisas no repositório de objetos educacionais da escola; mostrar conteúdos multimídia na sala de aula, de maneira simples e rápida; criar comunidades para o professor organizar suas disciplinas ou criar pequenos grupos de estudos; compartilhar arquivos e links entre os membros da comunidade; poder premiar os melhores autores ou os que mais contribuem para o repositório da escola com conteúdos úteis.
Para organizar o repositório da escola foi utilizado o padrão IEEE LOM (Learn Object Metadata), um método utilizado no mundo todo por várias bibliotecas digitais para catalogar seu conteúdo, facilitando assim as pesquisas e os dados a serem armazenados.

Por último, mas não menos importante, a Equipe Papapaçoca (O vídeo deles ganhou o posto de “Vídeo da Vez” aqui no meu blog :) e pode ser visto na lateral direita ->).
A animação aborda o conceito de que a tecnologia sempre foi usada para transmitir conhecimento por muitas gerações. A equipe também se preocupou em demonstrar através da animação a importância do uso de sistemas e padrões naturais do universo, como matemáticos, físicos e biológicos, desde os primórdios até os dias de hoje. A animação também retrata o papel da tecnologia como uma base sólida para a transmissão de conhecimento, desde a invenção da escrita.

A animação pode ser acessada no youtube ou no site do Felipe.

Bom pessoal, o post ficou gigante! Mas espero que tenha dado para passar a idéia de como foi bom para mim ter participado dessa equipe, e de como vai ser bom estar todo dia do lado desses 3 campeões vendo todo o processo de desenvolvimento de suas soluções!