terça-feira, 14 de agosto de 2007

O que te tira da cama todo dia?

Ei pessoal :)

Pergunta: O que te tira da cama todo dia?

Er... como assim?

Bom.. quando eu era mais novo... eu tinha que acordar todo dia de manhã para ir a escola! Se eu demorasse um pouquinho para sair da cama, minha mãe já vinha me cutucar!

Era minha obrigação, acordar para ir a escola.

Hoje estou um pouco mais velho, e até arrisco dizer.. um pouco mais independente. Como estou a quase 300KM da minha mãe, ela não pode me acordar. Mas, mesmo assim, eu acordo cedo todo o dia (quase todo dia vai :p).

A partir disso, percebi que eu tenho uma motivação. Existe uma coisa ou coisas, que demandam um certo esforço para serem concluídas, e se eu quero que essas coisas se concretizem, eu tenho que pelo menos levantar da cama!

Antes, minha motivação era não tomar bronca da minha mãe. Para isso, eu tinha que acordar, fazer minhas obrigações "matinais", ir a escola, prestar atenção nas aulas, me comportar e tirar boas notas.

Hoje, eu quero mais coisas. É claro que ainda não quero tomar broncas, mas o foco é outro!

Foco. Qual é meu foco? Acho que essa é a pergunta é mais apropriada do que "o que me faz levantar da cama?".

Meu foco, no momento, é crescimento profissional. Estou em um momento de capacitação. E, se eu quiser que isso se concretize, há uma demanda de esforços a sanar. E qual é essa demanda?

Bom, tem a faculdade. Minha faculdade gasta pelo menos 4 horas do meu dia. Das 19:00 às 23:00. Além disso, sou membro de um laboratório, o LTIA. Onde eu passo grande parte do meu dia, envolvido em projetos e pesquisas.

Ultimamente, essas são as duas principais razões para eu levantar da cama (no âmbito profissional é claro, haha). Pode parecer pouco, mas são dois grandes motivadores.

Deixando a faculdade de lado um pouco, olhem só o tanto de razões que meu estágio me dá para levantar da cama:

Ultimamente, tenho me envolvido na área de Interoperabilidade. É um grande desafio, inúmeros mercados a vista, grande demanda! Porém, esta é uma área muito complexa. Estou começando pela área de Interoperabilidade de documentos eletrônicos.

Este é um cenário onde, basicamente, me preocupo em fazer com que diversos documentos, criados por diversas suítes de aplicativos, rodando em diversas plataformas funcionem do mesmo jeito. Tenho que me preocupar com o "meio campo" de tudo isso :)

Como eu disse, é um grande desafio, que me proporciona as mais diversas experiências. As quais são pré-requisitos para o momento que estou vivendo (de formação profissional).

Além disso, o LTIA me permite tocar em paralelo aos projetos de interoperabilidade, pesquisas e desenvolvimentos em geral de qualquer coisa!

Só esse ano eu trabalhei e tive contato com diversas tecnologias. Tive a oportunidade também de me envolver em um grande projeto, inicialmente pensado para a Imagine Cup 2007 (detalhes do projeto da minha equipe e de outras três equipes que representaram nosso laboratório podem ser encontrados em alguns posts abaixo).

Fora do laboratório, há pouco tempo eu e um amigo criamos um documento onde estamos colocando todas idéias que gostaríamos que um jogo tivesse. Esse é outro assunto, que um dia, quando nossa iniciativa estiver mais madura, postarei aqui! Acho que grande parte dos nerds de hoje em dia gostam de jogos e gostariam de fazer o seu.

Além de todos esses motivos para eu sair da cama, eu compartilho, com muitos membros do nosso laboratório, a vontade de transformar nosso LTIA em um Centro de Pesquisas. Essa é uma grande tarefa que temos pela frente e mais um caminhão de objetivos e razões para levantar bem cedinho da cama :P

Eu considero tudo isso que falei acima, coisas "presentes". Outros fatores que me fazem levantar da cama também são coisas "futuras". Um grande exemplo disso, é o post abaixo, onde eu falo sobre a minha vontade de ter uma idéia Killer!

Bom pessoal, como vocês podem ver, eu fiz um exercício onde eu "organizei" todas minhas vontades, aspirações, idéias e etc... E, como testemunho, tenho que dizer que foi uma experiência bem interessante! Me deu um gás para continuar minha jornada.

Creio que todo mundo tem que ter bem claro em mente o que quer fazer. Aconselho esse exercício a todos! Documentem de alguma forma tudo o que vocês fizeram, estão fazendo e querem fazer!

Espero que meu próximo post seja sobre alguma atitude que esse exercício me resultou! :)

Bom, para me despedir... deixo a pergunta inicial para esse exercício: O que te tira da cama todo dia?

PS: Atualizei o vídeo da vez, agora temos um clip do primeiro episódio de The 4400, com a úsica de Ivy, chamada "Worry about you". Não sei se a série é legal... comecei a assistir agora! Mas a música é muito boa! :)

4 comentários:

links disse...

Bom, tira o Daniel Assad (PEIXE) da cama?
Concerteza deve ser o Tibia, claro q c naum for isso pode ser para importunar os amigos da rep pra ir no wallmart.

Mas, basicamente é o Tibia. Fika uma pergunta: Sera q um jogo pode superar toda a ambição de um universitario ou um estagiario?! pode um jogo ser o foco da vida de algume?!

Concerteza a resposta é sim. Então para de joga e vai estuda cauculo peixe!!!!!!!!!!!

=P

to voltando hj pra bauru =D

abraços

Leonardo Fortunato disse...

Será que esse post tem uma mensagem subliminar?
Em breve vai ter um motivo para acordar cedo.

Abraços

Tiago Porangaba disse...

:D
clap clap clap!

Thiago Luiz disse...

Aeee Danigut
coloca aí no seu documento ...
ser mais atento, pra não levar bolsas alheias embora !
rs..