terça-feira, 4 de setembro de 2007

Thinking Outside The Box

Olá a todos!

Hoje eu estava checando os 7 teasers do próximo filme do Clive Owen, chamado Shoot'Em Up!

Um teaser que eu gostei muito, foi esse:



Faça o seguinte exercício: Imagine que você está vivendo a situação do vídeo acima. Você está fugindo de um bando de assassinos, encurralado em um galpão sem ter por onde correr. O que você faria para sobreviver? :P

Eu provavelmente levantaria uma bandeirinha branca, igual nos desenhos!

Fazendo um paralelo com a vida real, muitas vezes estamos em situações um tanto críticas. E para lidarmos com tudo isso, temos que "pensar fora da caixa".

Como podemos ver no vídeo, o cara dá uma analisada no cenário, e logo observa que pode dar um tiro em um tanque de óleo, para que ele possa deslizar sob a poça de óleo formada e assim pular pela janela e escapar!

Essa é uma grande lição. Em primeiro lugar, podemos notar que o cara parou para olhar o que o ambiente no qual ele estava poderia oferecer. Há algum tempo atrás, minha faculdade ofereceu uma série de palestras e mini-cursos, promovendo a ERI (Escola Regional de Informática). Em uma dessas palestras, ministrada pelo Professor Eduardo Morgado, foram citados vários problemas que profissionais de TI podem encontrar pela frente.

Essa palestra pode ter sido para várias pessoas um balde de água fria. Mas, o professor nos passou uma lição muito interessante. Onde há problemas, podemos explorar soluções.

Essa cena foi uma grande aplicação desta lição. Tudo isso faz muito sentido para mim, que como vocês podem ver, ando postando muito sobre inovação, atitudes, idéias "killer" e tudo mais.

Bom, continuando o raciocínio: Após uma grande análise da situação, o cara teve a idéia de atirar no tanque de óleo.

É nesse ponto que eu quero focar. Idéias. O cara poderia ter diversas idéias "boas" naquele momento... Ele poderia explodir algo, apagar as luzes e etc... mas ele pensou "out of the box".
Se ele explodisse algo (em termos de roteiro é super manjado), o personagem poderia se ferir, ou melhor... isso ia garantir que ele escapasse? Apagar as luzes acho que não é um bom exemplo haha! Muito menos minha idéia inicial, de levantar uma bandeirinha branca! :)

Mas é aí que as pessoas se diferem (ou empresas, negócios, aplicações, qualquer coisa). Na inovação.

Abaixo, mais um vídeo do cara pensando "out of the box". Nessa cena, ele precisava desesperadamente de uma arma, olhem só o que ele fez:



Bom pessoal, é isso aí!

Espero que eu tenha passado a idéia haha! :)

PS: Atualizei o vídeo da vez. Agora temos "Muse - Time is Running Out" - Sugestão do Catatau

4 comentários:

Leonardo Fortunato disse...

Abra a cabeça!
Já dizia a propaganda de uma marca de refrigerante sabor Guaraná.

Pensar "out of box" é criar o You Tube, Google, Yahoo, eBay e outros.
Não é fácil, mas temos que continuar tentando.

Tiago Porangaba disse...

pra inovar temos que quebrar nossos paradigmas constantemente!
e isso não é fácil cara.. agir de forma contrária ao que o mundo diz para você agir.
temos é que treinar diariamente para que essa tal de inovação nos encontre! :D

PS: esse filme será do caralho! :)

Daniel Assad disse...

Gostei muito dos comentários do Leonardo e do Tiago.

Fundindo esses comentários, podemos pensar da seguinte forma: "Para inovar (fazer o que o pessoal do Youtube, Yahoo, Google e cia fizeram) temos que agir. Quase sempre de modo nunca visto antes. E ainda por cima, é algo que se consegue apenas com muito exercício."

Será que esse treino (exercício) quer dizer ERROS?

O que vocês acham? Eu pessoalmente acredito que ter um grande idéia é um grande passo. Porém, uma grande idéia, precisa de uma execução a altura, ou seja, uma idéia "out of the box" precisa de uma execução "out of the box".

Muito interessante isso na minha opinião! Com certeza será tema dos próximos posts!

Tiago Porangaba disse...

uhum..
como te falei hoje durante o almoço, durante a leitura da revista exame que tem um especial sobre inovação, um dos envolvidos dizem que o conceito de inovação envolve não só idéias, mas sim executar, trabalhar, reagir de forma inovadora.
Ou seja, inovação não vem junto com idéias somente, inovação é um conceito maior. :D