segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Assinador Digital

Olá pessoal!

Hoje vou postar sobre mais um projeto realizado pelo LTIA, no qual fiz parte da equipe de desenvolvimento: o Assinador Digital.

Com a introdução do formato Office Open XML, tornou-se possível representar documentos criados ou consumidos pelo Office de forma XML e assim utilizar a recomendação XML-DSig para as Assinaturas Digitais, atendendo à ICP-Brasil. A partir desta abertura, é possível inserir, remover e validar assinaturas digitais em documentos Office sem a necessidade do mesmo.

Com isso, desenvolvemos com apoio da Microsoft Brasil, uma aplicação que através de poucos cliques e de modo simples e fácil, realiza processos de visualização, inclusão, remoção e validação de assinaturas digitais em lotes de documentos que utilizam a Open Packaging Convention (OPC), suportando no momentos documentos Open XML (Wordprocessing, Spreadsheets e Presentations). Já estamos trabalhando no suporte a XPS que também implementa a OPC.

O Assinador Digital é registrado como uma "Shell Extension" no Windows, sendo acessado com o botão direito do mouse, quando um ou mais documentos são selecionados. Veja a figura abaixo:


Integração com o Shell do Windows: Rapidez e agilidade no manuseio de assinaturas e documentos.

O projeto pode ser encontrado no Codeplex onde você terá acesso ao último release da solução e também do seu código fonte, sob a licença MS-RL (Microsoft Reciprocal License).

Bom pessoal, não vou falar muito não! :) Entrem lá no Codeplex e vejam por si mesmos! Abaixo, vou deixar mais uma imagem, agora da interface principal da aplicação:


Interface Principal: Visualização de múltiplas assinaturas (contra-assinaturas) de múltiplos documentos. Opções de tratar tanto assinaturas quanto documentos em lote ou unicamente. Note também a divisão das assinaturas em grupos. Destaque para a funcionalidade de manuseio de assinaturas comuns para todos documentos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa essa idéia!!!
O melhor eh q participei do desenvolvimento!! hehehe
Gostei do resultado final q tivemos, e o retorno q está gerando!! =D

passa no meu blog e leia meu ultimo post! ;D

abs...

Fábio disse...

Parabéns Daniel,

Busco algo em web, conhece alguma maneira?

Desde já agradeço